Alexandre A. F. Rivas

Alexandre A. F. Rivas
Cargo de Presidente

Pós-doutor em Economia Ambiental pela Washington and Lee University (2005), doutor em Economia Ambiental e Finanças Públicas pela The University of Tennessee System (1998), mestre em Finanças Públicas pela The University of Tennessee System (1997) e graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atualmente, é professor titular do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), presidente do Instituto Piatam, professor colaborador da Washington And Lee University (EUA), economista emérito conferido pelo Conselho Regional de Economia da 13ª Região do Amazonas. Atua, principalmente, na área de Economia Ambiental e dos Recursos Naturais, com ênfase na Economia dos Serviços Ambientais e Valoração Econômica do Ambiente e Análise de Impacto Ambiental de grandes projetos. Diretor de um consórcio no Programa Brasil-EUA, sob os auspícios da CAPES (Brasil) e FIPSE (EUA).

Manoel de Castro Paiva

Manoel de Castro Paiva
Cargo de Vice-Presidente

Graduado em Engenharia Civil, pela Faculdade de Tecnologia do Amazonas, com cursos de especializações em Planejamento e Operação de Transporte Coletivo, pelo Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba – IPUC/PMC; Planejamento e Operação de Tráfego e Trânsito Local, pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/PMSP; Tarefas e Objetivos da Administração Municipal no Campo Da Proteção Ambiental – Planejamento Urbano, Transportes Públicos e Engenharia de Tráfego, pela Secretaria de Estado do Interior de Berlim; Planejamento, Organização e Integração Comunitária nas ações de melhorias de vida à população de Baixa Renda; pelo Instituto de Administração Municipal – IBAM/ RJ. Participou dos projetos da Arena da Amazônia e de Mobilidade Urbanos e de projetos viários de longo prazo no Estado, como Amazonas 2020, Plano Estadual de Logística, Amazonas Mais Competitivo, entre outros.

Carlos Edwar de Carvalho Freitas

Carlos Edwar de Carvalho Freitas
Cargo de Presidente do Conselho Fiscal

Pós-doutor pela Washington and Lee University (2009), doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1995) e graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Pará (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Amazonas, professor credenciado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, membro do Conselho Consultivo da Fundação Amazônia Sustentável e Fellow of the Linnean Society of London. Atua, também, na coordenação do quinto ciclo de financiamento do Projeto Piatam, uma rede de projetos multidisciplinar. Coordena, ainda, o sistema de estatística pesqueira no Estado do Amazonas, com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura. Recebeu 11 prêmios e/ou homenagens, com destaque para o Ibaraki Kasumigaura Prize, pelo trabalho apresentado no LAKE 99.

Beatriz Furtado Rodrigues dos Santos

Beatriz Furtado Rodrigues dos Santos
Cargo de Secretária-Geral

Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM (2015). Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade área de concentração Política e Gestão Ambiental (UFAM-2010), Bacharel em Ciências Econômicas (UFAM-2003). Professora em cursos de graduação e pós-graduação no Núcleo de Ensino Superior de Humaitá (NESHUM) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua principalmente em Docência, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Gestão de Projetos, principalmente, na área de Economia e de Economia dos Recursos Ambientais com ênfase na Valoração Econômica Ambiental, Estudos e Diagnósticos Ambientais, Estudos de Cadeias Produtivas, Indicadores Socioeconômicos e Avaliação de Impactos Econômicos e Socioambientais de empreendimentos de médio e grande porte.

Lizete Castro Araújo

Lizete Castro Araújo
Cargo de Tesoureira

Tesoureira do Instituto Piatam. Possui 15 anos no setor administrativo na Empresa Conduto, a serviço da Petrobras, e 10 anos no setor administrativo do Instituto Piatam.